1. OPERAÇÕES BÁSICAS DE MATEMÁTICA
ReCURSO VÍDEO DO Do youtube
http://www.youtube.com/watch?v=oVhGI1w5KW4
DVD 1 (parte 2): Aprenda técnicas simples para resolução de equações básicas Temas abordados nesse DVD: Raiz cúbica, Potência, Raiz quadrada, Divisão, Subtração, Adição e Multiplicação. Cada DVD ...
OBJETIVO: Desenvolver habilidades para fazer cálculos simples.
Área de conhecimento: Matemática
Conteúdo: Operações Fundamentais
Procedimentos: Conversa informal sobre as várias formas de calcular;
- Mostrar uma nova maneira de calcular através do vídeo
-Pedir que alguns alunos falem sobre a nova forma de calcular apresentada no vídeo.
Avaliação: Observar o interesse e a participação dos alunos durante e após a apresentação do vídeo.
1. Portal do professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21649
Números
23.09.2009
Ficha Técnica
Estrutura curricular
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações
Objetivo
Verificar a capacidade do aluno em descobrir a ordem e o número correto dos algarismos
Descrição
O aluno deve completar as palavras-cruzadas com os nomes dos números e algarismos. O aluno tem dez munitos para responder as questões
Autor
Pinho, Rosário
Licença
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. O utilizador pode copiar, distribuir, exibir e executar a obra, sob as seguintes condições: O utilizador deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. O utilizador não pode utilizar esta obra para fins comerciais. O utilizador não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta. Para cada reutilização ou distribuição, deverá deixar claro para outros os termos da licença desta obra. Qualquer uma destas condições podem ser renunciadas, desde que obtenha permissão por parte do autor.
1. Nova Escola
Prática pedagógicansino Fundamental II
Gráficos no Excel na aula de Matemática
Objetivo
Produzir, analisar e comparar gráficos em computador.
Conteúdos
- Coleta e organização de dados.
- Recursos visuais (gráficos e tabelas) para sintetizar informações.
Anos
6º e 7º.
Tempo estimado
Cinco aulas.
Material necessário
Fita métrica e computador com o programa Excel.
Desenvolvimento
1ª etapa Peça que a classe selecione um tema para uma pesquisa de dados. Uma sugestão é investigar dados do desenvolvimento físico, como a altura dos estudantes. Organize a medição e anote os resultados no quadro.
2ª etapa Proponha que a turma pesquise exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites para decidir o melhor jeito de apresentar os dados coletados: discriminar a altura de aluno por aluno ou agrupando-as? Nesse último caso, seria possível, por exemplo, posicionar os dados em quatro faixas: 1,40 metro ou menos, de 1,41 a 1,50 metro, de 1,51 a 1,60 metro, 1,61 metro ou mais. Peça que a turma decida as faixas mais adequadas aos dados.
3ª etapa Divida a classe em grupos, colocando-os em frente aos computadores. No Excel, peça que abram uma planilha e sugira que criem uma tabela com duas variáveis: as faixas de altura definidas e o número de estudantes. Selecionando a tabela e clicando no botão "assistente gráfico", peça que gerem um gráfico de colunas. Convide-os a explorar os recursos do assistente introduzindo um título, retirando e acrescentando rótulos de dados e nos eixos X e Y, linhas de grade etc. Discuta: em qual das opções a informação fica mais clara?
4ª etapa Com o auxílio do assistente, peça que a classe gere gráficos de barras, colunas, pizza e linhas. Qual o melhor tipo para mostrar os dados coletados? A classe deve perceber que os gráficos de barras e de colunas são os mais adequados para comparar os valores de diferentes categorias, os de linhas para mostrar o sobe-e-desce de uma determinada variável ao longo do tempo e os de pizza para mostrar a proporção das categorias no universo pesquisado.
Avaliação
Verifique se a garotada compreende a necessidade de estabelecer categorias e se conseguiu criar gráficos e perceber a utilidade específica de cada tipo. Se necessário, repita a atividade com a coleta de outros dados, como peso, idade etc.
Consultoria: Priscila Monteiro NOVA escola
Coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul, SP, e formadora do projeto Matemática É D+.
1. Youtube
http://www.youtube.com/watch?v=Fu5ixTIBC_o
Aprenda a montar o cubo mágico com o DVD Monte o cubo mágico. Apresentado pelo mágico Rafael Tubino, este DVD tem todas as animações em 3D.
Objetivo: Identificar figuras tridimensionais
Conteúdo: Geometria
Procedimentos: -Exposição dialogada sobre figuras tridimensionais
-Exibição do vídeo
-Desafiar os alunos a montar o cubo mágico.
Avaliação: Observar se os alunos compreenderam a idéia de tridimensional através dos questionamentos, interesse e participação.
2. GCOMPRIS – jogos educacionais do Linux Educacional
Objetivo: Praticar operações fundamentais com uso de jogos.
Área de conhecimento: Matemática
Jogos de MATEMÁTICA – matisgador de Números
Procedimentos: -Lançar uma com competição ,tendo como tem operações fundamentais,onde os alunos deverão calcular, aumentando o grau de dificuldade.
-Os alunos deverão ler o manual de instruções antes de começar o jogo.
Recurso: Gcompris
Avaliação: Observar o interesse, participação e as dificuldades encontradas pelos alunos durante o desenvolvimento do jogo.
No próprio jogo tem um manual e recurso para mudar o nível de dificuldade e também como avaliar que termina primeiro.
Veja foto anexa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário